O operador da aeronave acessa o sistema Pouso Fácil, agenda o dia e horário do pouso e faz o pagamento de forma rápida, prática e segura.
Os helipontos recebem o pedido de pouso via sistema Pouso Fácil, confirmam e pronto só falta acompanhar os passageiros no embarque/desembarque A Pouso Fácil cuida dos cadastros, da agenda e do pagamento de cada toque (pouso e decolagem) agilizando o processo e reduzindo a burocracia.
Sem a Pouso Fácil, quando um operador deseja transportar-se com sua aeronave é necessário procurar um heliponto próximo ao seu destino que aceite o pouso. O operador ou seu piloto terão que entrar em contato com o heliponto pessoalmente ou por telefone pedir a autorização, negociar os custos, enviar cadastro com dados da aeronave e passageiros. Cada heliponto tem seu próprio cadastro e uma forma particular de proceder, o que faz com que seja um campo muito heterogêneo e burocratico. Tais características acabam sendo impecilhos para o uso do helicóptero, pois torna os helipontos inacessíveis, ou pelo menos dificulta bastate seu acesso. A Pouso Fácil entra no mercado para transformar esse quadro, facilitando o uso de helipontos de maneira mais prática e segura.